domingo, 30 de novembro de 2008

A semana das desculpas...

Queria eu ter uma vida menos pacata e sair da rotina. Quando olho para a semana que passou tenho a certeza absoluta que o meu desejo se concretizou, a partir do momento em que vim para Aveiro.
Nunca sei com o que posso contar, ou o que me vai acontecer a seguir e a minha capacidade para lidar com novidades está a esgotar-se e a esgotar-me.

Parece que toda a gente se reuniu para me pedir desculpas por qualquer coisa que tinha feito. E eu passei a semana, de segunda a sábado a ser paciente. A dar respostas como: "não faz mal" ou "é na boa". E às vezes nem é assim tão na boa. Mas o que se pode fazer? Não vale a pena pedir desculpas quando o mal já foi feito e não se pode voltar atrás. As pessoas já foram magoadas, e não é um pedido de desculpas que reverte as situações. Então, quando me pedem desculpas eu aceito-as sempre, ou quase sempre. A pessoa do outro lado fica feliz, eu deste lado fico na mesma. Porque o que eu passei ou eventualmente terei que passar não se apagou com um pedido de desculpas, por mais bonito ou sincero que seja.

"As desculpas não se pedem, evitam-se!"

Eu nunca fico eternamente chateada com alguém, porque não gosto, porque acredito que todos nós merecemos uma segunda, ás vezes terceira oportunidade, nalguns casos a quarta... Não fico chateada! E se para tantas pessoas o meu perdão é assim tão importante, já o têm! Sempre o tiveram...



"Aparto e finjo que sou cruel, espada de papel...Eu sou assim e chego. E desapareço cedo. Eu sou a noite no espaço, ninguém me vê por onde eu passo..."

6 comentários:

Miguel Costa disse...

Não é a mesma coisa para nós se não nos pedirem desculpa! já dizia o poeta: "As quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado."

nao voltam atrás e a cicatriz não desaparece, mas quem o faz pode estar arrependido e isso importa-nos. porque sabemos que estamos a desculpar e essa pessoa está a aprender com isso e se nos magoou a nós, provavelmente não vai magoar outra pessoa com isso, e em principio não nos vai magoar a nós outra vez (pelo menos com a mesma coisa)

As desculpas importam sim.

Eu também não consigo ficar chateado por muito tempo com alguém, mesmo que tenha 1 boa razão para isso...principalmente com bons amigos. São por vezes as pessoas que mais nos magoam (e nos a eles também...) e são tão raros! É bom poder dizer que damos várias oportunidades, acho que não faz de nós otários...acho...

Anónimo disse...

:x

Então rapariga nada de amarguras! Para isso já basta o trabalho que nós temos...

Opa eu sou ao contrário, já por várias vezes gostava de ouvir um pedido de desculpas e nunca ouvi e isso também incomoda um pouco! Se bem que realmente é verdade quando o mal está feito está feito mas como não estou habituado a ouvir muitas desculpas nunca tive esse problema.

Vá, vai mas é beber o cházinho :P

As melhoras ;) *****

Ah já me esquecia dos pontos de exclamação:
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ola manita Lala :D. Já vi que foste ao meu blog, acho muito bem (estou a brincar). Está tudo bem contigo e com os outros Biomédicoas mais kidus do país?
Nem sabes como eu te compreendo e apoio "as desculpas nao se pedem evitam-se" ou pelo menos tentam evitar-se XDXD.
Tenho saudades das nossas viagens no Bus...daquelas em que ouvíamos Floribella e claro as músicas da MTC :P.
Vai dando notícias...e continua com o blog.
Beijinhos à telletabie :P

Ana disse...

Ola filhota....
Desculpa por não te andar a ligar mt :P
lol
Tou a brincar...
Adoro-te e sabes bem isso...
kk koisa tou aki
Bjokas mt grandes da mama

Unknown disse...

uma das coisas que mais gosto é de ler algo que me faça pensar.

o teu post intrigou-me. não dei conta de nada... também, pouco tempo passámos juntos esta semana.


mas... queres ser nada? desaparecer, sem que ninguém dê conta de ti numa sala como na letra da música?
fiquei intrigado...

ainda estou a pensar.


mas já que aqui estou, aproveito para te desejar um bom feriado e uma boa semana de trabalho. 4ª à tarde já vamos estar juntos de novo :)
e na 5ª temos tutoria. já te dedicaste à coprocultura? :x


só mesmo um gajo como eu para ser querido, intelectual e ainda falar de merda em tão poucas linhas :P


****

(ah sim, o "refil" do captcha está mal escrito: é com dois éles ;) )

Anónimo disse...

fifi... quando os momentos são marcantes, as pessoas nos sorriem e... a chuva cai (porque tem chuvido) ... as desculpas já lá vão!

a chatice, a zaragata, a resmunguice... já lá vai!

como disse uma vez uma sábia pensadora/filosofa da noite portuense/aveirense (eu) "ce la vie!... e vi-a tão rapido que já passou!"
foi profundo e não toca a todos eu sei... mas espero que percebas... se não, vens cmg ao Convivio que eu explico-te ;) é smp bom qnd pensamos c uma mini e um pratinho de tremoços... =D

sim, eu sei que devo passar por bebada incorrigivel e sem nenhum interesse na vida a não ser a diversao... mas é assim que sou feliz :)

e tu faz-me um favor miuda: Sê feliz! =)