segunda-feira, 17 de março de 2008

Outro mundo...

18Km de uma estrada aos altos e baixos, com buracos e buraquinhos até chegar a casa da avó...
Antena 3 no ar...até se perder a frequência a meio do caminho, para um lugar quase deserto.
Lá entro para a pequena cozinha, quente e acolhedora, com a lareira quase todo o ano acessa. Meia hora de conversa para vir o famoso ritual do chá. E conversa-se sobre tudo, e quando não se quer falar sobre alguma coisa, pode-se sempre falar sobre o campo o que se cultivou, o que há por cultivar, a venda de alguns terrenos...raramente se prolonga o silêncio.
Fico muito quietinha a ver as chamas na lareira, a olhar pela janela e ver a Covilhã lá ao fundo a anoitecer.
Abre-se um livro...cada chá que se toma é diferente e tem benefícios diferentes...e o de hoje, Hortelã Pimenta não é excepção à regra. Os livros naquela casa sempre estiveram numa pequena estante, junto à televisão, com um pouco de pó, à espera de serem abertos para distribuirem a sabedoria dos antigos. São verdadeiras relíquias, pelas quais a minha avó ainda se segue religiosamente.
Inspira-se calma até porque, por aquela porta velha de madeira não entram problemas de espécie nenhuma. O fumo no início do corredor envolve-nos num outro mundo.
O pior de tudo é quando temos que sair e sentir o frio da rua gelar-nos a cara e as mãos...E aprendemos a dar valor ao que está ali dentro, e às pessoas que calmamente ali vão vivendo com um sorriso pronto a cada visita.

Alguém disse um dia que procuramos a felicidade como quem procura os óculos...muitas vezes encontram-se sobre o nosso nariz...

1 comentário:

Unknown disse...

gostei da maneira como escreveste. é quente e aconchegante :)

e também gostei muito desta frase:
Alguém disse um dia que procuramos a felicidade como quem procura os óculos...muitas vezes encontram-se sobre o nosso nariz...

***