quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Breathe again

Um feliz ano 2011 para todos!

Que seja bem melhor que este 2010, que traga muitas alegrias, surpresas e acima de tudo, uma vida nova.

Estava a ver Brothers and sisters e tropecei nesta.
Com vocês, esta noite, Sara Bareilles:



"Facing the ghosts that decide if the fire inside still burns..."

domingo, 21 de novembro de 2010

Experiências

Novas experiências é o que se precisa, todos os dias! Novas experiências e que as velhas também continuem a funcionar devidamente, claro.

As minhas célulazinhas em Coimbra finalmente proliferam, ao ponto de encherem uma placa inteira e de eu não me cansar de as admirar. Aliás por mim ficava ali. O dia todo a olhar para elas! Mas como o trabalho de laboratório, afinal, é só uma pequena parte da vida de um investigador, há muito trabalho chato a fazer. Horas e horas no computador a ler, resumir, escrever… novamente ler, resumir, escrever. E às tantas já não são horas, mas sim dias, semanas, meses que perdemos naquilo. Mais valia terem-me avisado que seria assim e talvez, tivesse escolhido outra coisa para fazer da vida, ou talvez não!

“O que tem de ser tem de ser, e o que tem de ser tem muita força!” E é por causa deste ditado, que num dia solarengo/chuvoso típico de um Inverno em Aveiro estou eu em casa a ler, resumir, escrever…bem já entenderam não já?
As novas experiências estão guardadas para amanhã numa Indian welcome party que o pessoal do laboratório decidiu organizar. Como não conheço quase ninguém do laboratório de Aveiro decidi ir integrar-me, porque embora às vezes me esqueça…o meu laboratório não é o CNC e não fica em Coimbra.
Só espero que a comida picante não faça mal a um estômago delicado como o meu! Sendo assim…Novas experiências aí vou eu!

Há uma música tão mimosa que não me canso de ouvir, que é esta bem recente do Camané!
Guerra das Rosas
E finalmente vou andando que ainda há muito trabalhito há minha espera!


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nozes a quem não tem dentes!

Hoje apetece-me dizer "Dá Deus nozes a quem não tem dentes"...as coisas vêm não para os que realmente querem ou têm coragem para as agarrar, mas sim para quem se farta, cansa e ignora.

Eu tenho os dentes, tenho a vontade, só que por alguma razão não me deram nozes...e fico a olhar ao meu redor, a alguém que vive o meu sonho sem sequer se aperceber que o que vive pode ser o sonho de alguém.

Hoje Rui Veloso é o meu cavaleiro andante porque vai lá estar sempre que o meu barco encalhe e a vida passe e não me olhe...

domingo, 26 de setembro de 2010

Linhas Cruzadas

Estou à espera que as células proliferem, multipliquem em Coimbra e enquanto isso resta-me aproveitar o tempo a ler artigos, escrevinhar coisas que possam eventualmente ser importantes para a minha tese. Desterrada para Coimbra, para o CNC, tenho feito esforços múltiplos para me concentrar no trabalho e aproveitar até as viagens para que tudo se torne menos cansativo e mais proveitoso. Vida de estudante é assim...se queremos alguma coisa, temos que nos sujeitar a todos os sacrifícios.
Eu torno os sacrifícios um pouco mais agradáveis. Porque ir até à Universidade pode ser uma seca, mas aproveitando a viagem para ver a paisagem, revendo os velhos amigos, e ver a vista sobre a cidade...torna tudo muito mais fácil.
Esta semana começam as aulas e a coisa complica-se. Resta-me tornar as coisas mais fáceis. Um dia de cada vez.
Hoje torno o meu dia bem mais agradável com...Linhas Cruzadas. Convosco hoje, Virgem Suta e Manuela Azevedo.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Nada

Uma semana que prometia tudo transformou-se em nada e continuo a olhar a praça do marquês da minha janela...desiludida e entediada!
E nos próximos dias resta-me esperar que me caia uma casa do céu...um trabalho do céu...umas férias do céu!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Experiências





De tarde vou até ao laboratório saber quando começo a fazer o meu projecto de Mestrado, quando é que as minhas férias acabam, quando é que finalmente posso fazer coisas giras :D
Esta tarde vai ser dedicada às guitarradas...finalmente!

Se cuidas de mim...eu cuido de ti também!

Clave de Sol ganha cor

Todas as mudanças são necessárias. Uma mudança de cor anima a vida.
Espero que gostem :D

Da minha janela


Estou a olhar através da minha janela e a ver o banco onde eu e o João costumávamos namorar. Um pouco mais à frente o local onde jogámos à apanhada numa noite tola. A olhar para os diversos cantos da praça, recordo os signos do zodíaco inscritos no chão e a busca que fizemos para encontrar cada um. Recordo os repuxos para onde fui lavar a cabeça a seguir a uma praxe, feliz por estar num sítio tão magnífico. O café mesmo aqui em frente já teve vários donos e nomes, a única coisa que me lembro são dos momentos pasados à conversa, quantas vezes a dizer disparates ou desabafar. Lembro-me dos meus 21 anos à meia noite, do bolo e do champanhe, lembro-me de quem estava comigo e tornou essa noite, numa noite inesquecível. A olhar para os correios penso no Jota Pê e no fim de uma noite a tocar guitarra à porta de casa, assim como me lembro do ano passado quando chegamos do S. João no Porto, ainda de martelinhos nas mãos. Recordo as vezes que ficámos na rua à espera que uma porta se abrisse por milagre. Ao fundo na capela recordo a oração de Taizé, e todas as outras orações. Vejo o Titi a ir dar de comer aos gatinhos e os belos dos gatinhos a riscar o meu carro. E isto é tudo o que eu consigo ver agora...momentos, pessoas... E isto é tudo o que eu vejo da minha janela.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Optimismo

Não sou optimista, nunca. Nem tenho pensamentos bons de que tudo vai correr bem. Para mim vai sempre tudo acabar mal.
Só que hoje preciso de acreditar que vai tudo correr bem. Pela simples razão de que se não for eu a aceditar não vou ter forças para avançar.
Por isso vou dizer que vai tudo correr bem e tudo o que está partido à minha volta vai coseguir colar-se. Tudo o que está longe vai conseguir ficar perto.
Hoje vou acreditar no impossível e esperar coisas boas. Hoje vou esperar um sorriso e a compreensão de quem me faz falta.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Só mais uma volta

Estou na Covilhã outrora pacata, agora transformada num centro de estágio da selecção.
E talvez fosse suficiente preparar o estádio e os hotéis, mas parece que não. Toda a população se prepara para a chegada dos "magníficos".
Enquanto escolhia a prenda de anos do meu pai, o senhor da loja que não parava de falar de futebol diz qualquer coisa como: "Chegam dia 14!!". E era inútil perguntra-lhe o preço de gravatas ou camisas porque a conversa acabava sempre no carro da TVI já estacionado à porta da Câmara Municipal,perto da sua loja e do seleccionador que chegava hoje e ia dar a boa nova: os convocados. Vim-me embora deixando o senhor a falar no seu futebol, antes que me tentasse vender uma gravata último grito, tricolor...vermelha, amarela e verde.
À vinda da loja lá passei pela Câmara Municipal, enfeitada com uma estrela vestida a rigor a chutar uma bola e diversos carros, representantes de todos os canais de televisão e mais algum.
E assim pára um país inteiro, para para ver a bola.
Próxima paragem Worten, porque os pais sempre gostam de engenhocas electrónicas, especialmente o meu pai. E não fosse a ajuda preciosa do rapaz da Worten, não sei bem o que teria sido de mim...
Pedi ajuda, queria saber características da engenhoca, ao que ficou a olhar para mim.
Eu pegava em caixas e via características e ele simplesmente dizia sim a tudo. A muito custo pôs a engenhoca a funcionar. E sem perceber nada de nada, lá a trouxe com a brilhante ajuda do rapaz da Worten. Só espero que a minha intuição feminina para coisas electrónicas que descoheço esteja certa e o meu pai...goste da prenda.

"Só mais uma volta"...Parece aqueles momentos em que dizemos "só mais uma vez". Porque há coisas que não queremos largar...e pedimos sempre "só mais uma vez"!!!



Passeios pela cidade da Covilhã deixam-me assim. E ainda que se tenha transformado num centro de treino da selecção...não deixa de ser um sítio fantástico :P
"Só mais uma vez!"

sábado, 1 de maio de 2010

Heroe

Uma música lamechas a condizer com o dia <3

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Passou por mim e sorriu...

Ainda não foi desta... Deixámos para uma próxima ouvir David Fonseca. E se calhar...não haverá uma próxima. Mas não faz mal.
Desde que o oiça no meu rádio, no meu telemóvel, onde quer que eu esteja...desde que acompanhada pelas pessoas especiais.

Passou por mim e sorriu...uma música linda dos Deolinda (novo álbum).

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os meus vizinhos

Os meus vizinhos são o máximo.
Estava eu a tomar banho e começo a ouvir músicas da terra deles. Como se não tivessem saído ainda da minha cabeça, decidi continuar a ouvi-las na net.
Esta partilho com vocês :P

E a chuva quase de verão lá fora não me incomoda, porque aqui dentro o clima quente de África já encheu o meu quarto...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pessoas

Uma das boas razões que apresento para não ter ido para medicina é: gostar de pessoas. Gosto das pessoas, como elas são, com o conforto que me dão todos os dias e não consigo imaginar o sofrimento delas. Gosto de pessoas principalmente por me terem feito aquilo que sou hoje.
E como gosto de fazer coisas boas pelas pessoas, também gosto de vez em quando que retribuam com algo bom, quando algo mau me acontece.
E se esse algo bom não vem, fico à espera. Porque continuo a gostar das pessoas.
Por vezes não lhes dou o valor devido.
Ouvi a Stacey Kent em Castelo Branco durante as férias da Páscoa. O meu pai convenceu a família a ir, alegando que íamos gostar. Gostei. Adorei o concerto, mas esqueci-me de dar valor a quem me levou lá, a quem esteve ao meu lado, a quem incansávelmente me obrigou a passar esta noite naquele sítio.

No fim Stacey cantou esta "Landslide", lembrava-lhe a terra maravilhosa onde tinha crescido e principalmente a família dela.


E hoje gosto, para mim, para além de uma linda música está-me a recordar a minha família, imperfeita, complexa, chata, barulhenta. De quem eu tanto tenho saudades. Porquê?
Porque gosto de pessoas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

O perfume



Venha daí esse há que séculos que eu não ouvia isto.
"Queria agarrá-lo, mete-lo no meu frasco, fechá-lo bem pra não fugirrrrrrrrrrrr!"

terça-feira, 23 de março de 2010

Ponte Redonda




Pus no fundo do meu ambiente de trabalho uma fotografia da ponte redonda.
Duas ou três voltas costumam resultar.
Uma passar para a outra margem e ver as estrelas, outra para ver a ria e as casas ao fundo, as outras para quando simplesmente não conseguimos de lá sair e ficamos a dar voltas a noite inteira.
Estou a olhar para a ponte e a dar voltas e voltas e mais voltas mentalmente.
Acho que vou ficar por lá...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Passear sozinha

Acordei a meio da noite em pleno corredor. E podem pensar "que bela bebedeira", mas não. Estava de pé no meio do corredor aqui de casa.
Quando era pequena tinha muitas crises de sonambulismo. Passeava pelo quarto, passeava pela casa e nunca me lembrava de nada no dia a seguir. Até que os meus pais ouviram barulhos e descubriram que eu não ia simplesmente à cozinha mas que andava pela casa a dormir.
Se fosse nos tempos de hoje, os meus pas teriam-me levado a um psiquiatra. Naquele tempo as coisas resolviam-se com uma conversa simples sobre "o que te atormenta" e um chá calmante ou um leitinho quente para fazer dormir. Se me encontravam por ai tentavam meter-me na cama.
Muitas pessoas apontam causas de sonambulismo como medo ou nervosismo.
Eu continuo a achar que é a minha vontade de passear sozinha e de sair daqui. Então hoje à tarde planeei um passeio à beira da ria comigo mesma. Para ver se não ando a passear pela casa à noite.

quarta-feira, 10 de março de 2010

When you believe

Acho que precisava de qualquer coisa que me fizesse adormecer...e já agora parar as minhas dores de garganta de vez, se não for pedir muito.

Um filme que adorei, uma música que não esqueci, um momento que guardei.
O GPS está a recalcular o caminho para mim...


terça-feira, 9 de março de 2010

Cavalo à solta

Pelo menos não estou sozinha...
Hoje Viviane acompanha-me com Cavalo à Solta, tema do álbum Rua da Saudade das quatro meninas: Viviane, Mafalda Arnauth, Susana Félix e Luanda Cozetti.

O teste


Não adianta andar neste mundo de avaliações, exames, trabalhos. O stress antes deles é sempre igual. No quarto ano de Universidade, supostamente já deveríamos ter passado por tudo um pouco e ter experiências sobre tudo, umas boas outras más.
O que não compreendo, é como é possível ainda andar nervosa ao ponto de ter pesadelos com uma mera frequência e isso não me sair da cabeça por um minutinho que seja.
Esta semana está a ser marcada por imenso stress e deveria ser uma semana normal, com a diferença de ter uma frequência à sexta.

Vou arranjar coragem para estudar...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Silêncio

Imagino como seria boa a minha vida, se cada vez que...
alguém dissesse asneiras fizesse apenas silêncio;
me tentassem magoar, não ouvisse nada, apenas silêncio;
me dão conselhos errados, não lhes desse ouvidos.

Seria tão bom, se cada vez que fossem falar para o ar, essas palavras não me chegassem aos ouvidos, não me chegassem à mente, não me chegassem ao coração.
Seria bom...se muita gente fizesse apenas silêncio.

Silêncio...
Silêncio...
Silêncio...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Luz de presença

Faltou a luz aqui em casa há pouco e comecei a cantarolar esta música...
"Luz de presença, olha p'ra mim cheguei!!!"

Depois de um dia inteiro enfiada no laboratório a fazer coisas giras com RNA, há que voltar à música. Este foi o dia 1 no laboratório e sobrevivi :P





Zigue-Zague até casa, era noite na vila
Motos aceleraram, fiz figura de tola
Acerto na fechadura, era um alvo preciso
E eu preciso...
De dar à certeza o benefício da dúvida

Sem dúvida Marte é do Sistema Solar
De qualquer parte chegam luzes a um lar
Zigue-Zague na escada
É tão longe, é tão alta

Vim trazer-te às escuras, nosso mapa de volta

Eu quero acesa a tua luz de presença
Volta e meia não sei
Eu quero a certeza da tua presença
À meia volta, voltei
Luz de presença, olha para mim: cheguei!

Mais cenas, nunca mais
E aqui estou no tapete... voador
Fecha os olhos à dor e o espelho descobre-te
Borboleta já zonza gira à volta da luz...
Onde estás
Liga a luz pela paz, desliga a luz dessa guerra

Sem dúvida a Lua brilha inteira na Terra

Eu quero acesa a tua luz de presença
Volta e meia não sei
Eu quero a certeza da tua presença
À meia volta, voltei
Luz de presença, olha para mim: cheguei!
Volta e meia não sei
Luz de presença, olha para mim: cheguei!

Eu quero acesa a tua luz de presença
Volta e meia não sei
Eu quero a certeza da tua presença
À meia volta, voltei
Eu quero acesa a tua luz de presença
Volta e meia não sei
Eu quero a certeza da tua presença
À meia volta, voltei
Luz de presença, olha para mim: cheguei!
Volta e meia não sei
Luz de presença, olha para mim: cheguei!

Volta e meia nem sei... à meia volta voltei (2x)
À meia volta, à meia volta voltei
Volta e meia...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Coffee time

Uma das coisas boas de estar bem localizada, nesta casa, eram as horas passadas nos cafés, bares, com alguém amigo a conversar, rir, desabafar. Uma necessidade do ser humano. Desabafar, falar com alguém coisas que nos vém à cabeça e que só dizemos aos mais amigos. Gente verdadeiramente disposta a ouvir-nos. E como as horas e horas a desabafar fazem bem!

No outro dia tive um online coffee. A verdade é que não estava a beber café, não estava num café ou num bar, não estava frente a frente com a pessoa. Mas ri-me na mesma. Conversei na mesma e desabafei. Tinha uma música calma a acompanhar a conversa e um chá.
As pessoas dos caféZitos fazem-me falta. Fazem falta essas horas. Fazem-me ver que de facto as pessoas que conhecemos na Universidade não vão estar para sempre ao nosso lado. Mas podem sempre estar do outro lado do telefone, ou prontas para um online coffee!

Tinha um professor de Filosofia que dizia: "As pessoas são lixadas! Só querem aquilo que não têm, só querem estar onde não estão!Nunca se contentam com o que têm!"

E eu lembrei-me desta música: Estou além!

Hoje eu estou...além e não aqui!



Conhecem?? Bem me parecia que sim!


Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P’ra não chegar tarde

Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão

Vou continuar a procurar a quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só

Quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi

Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder

Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P’ra outro lugar

Vou continuar a procurar o meu mundo, o meu lugar
Porque até aqui eu só

Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou


António Variações

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

E depois do Adeus

A prova de que ainda se fazem coisas maravilhosas em Portugal...
Para ver, rever, e continuar a ver :P


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Just breathe

Há sempre coisas que esperamos não ver...
Sabemos que existem, estão lá. Só que continuamos simplesmente a não querer ver.
Se virmos podemos ficar tristes, com um sentimento de raiva grande, mas eu prefiro escolher uma terceira opção..."let it go".
E deixo ir com o vento as coisas que me aborrecem. Pode ser que não caiam em cima de mim tão depressa.

So...Just Breathe uma música magnífica dos Pearl Jam. Que soa sempre bem, num quarto quentinho com vista para uma paisagem pintada de branco...com umas velas acesas e um chá morno. E guardamos esta noite com vontade de a repetir. Guardamos esta noite sobretudo com a vontade de não sair do nosso cantinho, onde estamos tão bem.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Young Blood

Antes de mais... FELIZ 2010 para todos!!!!

Norah Jones regressa com novo álbum The Fall, pelo qual eu já me apaixonei.
Ao fim de horas e horas a fio a ouvi-lo, custa-me decidir por uma música preferida, pois todas são maravilhosas, cada uma no seu estilo e à sua maneira.
Escolho Young Blood, por necessitarmos neste novo ano que se inicia, de sangue novo!!!E de música, muita música :P



Norah!!! Que fizeste ao cabelo???!!!!!????!!!!!